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Plano de Negócios

Elaborar o plano de negócios é uma etapa delicada na criação de uma empresa, mas é também uma das mais importantes, pois dá corpo à sua ideia.

O plano de negócios é uma ferramenta estratégica de previsão do projecto empresarial e traduz-se num documento. O empreendedor deve utilizá-lo para planear e comunicar com parceiros e financiadores.

Qual é a estrutura do plano de negócios?
É possível encontrar vários modelos de plano de negócio. Uma estrutura possível de usar é a seguinte:

1. Sumário executivo;
2. O histórico da companhia e/ou dos promotores;
3. O mercado subjacente;
4. A nova ideia e o seu posicionamento no mercado;
5. O projecto/produto/ideia;
6. Estratégia comercial;
7. Projecções financeiras;
8. Gestão e controlo do negócio;
9. Investimento necessário

Estes 9 passos devem ser capazes de definir com exactidão o projecto empresarial. Veja outros modelos de plano de negócio no campo links úteis.

Quais são as características de um bom plano de negócios?
Um bom plano de negócios tem de ser simples, objectivo, realista e completo. Este plano deve permitir a qualquer entidade externa que o leia, a compreensão da forma e conteúdo do negócio.

Quero que a minha empresa seja sustentável, qual deve ser a estratégia a seguir?
Um empreendedor que deseja construir uma empresa sustentável deve formular uma estratégia mais ousada e clara. A estratégia deve integrar as aspirações do empreendedor às políticas específicas de longo prazo sobre as necessidades que a empresa irá atender, seu alcance geográfico, suas capacidades tecnológicas e outras considerações geográficas.
In livro - Empreendedorismo e Estratégia - Harvard Business Review

A estratégia é Sustentável?
Um empreendedor deve prever a saturação do mercado, intensificar a competição e a próxima táctica de negócio. Tem que abandonar a abordagem de copiar a estratégia dos concorrentes em favor de um modelo de negócios novo e duradouro.
É fácil derrubar um produto inovador, mas um sistema de negócios inovador é muito mais difícil de copiar.
In livro - Empreendedorismo e Estratégia - Harvard Business Review

Qual o critério que devo utilizar para escrever os objectivos empresariais a que me proponho no meu plano de negócios?
Os objectivos de um negócio têm de ser sempre descritos de forma concreta e mensurável.

Estou a pensar criar uma empresa. Como é que posso ter um ordenado mensal desde a fase inicial da empresa se o Retorno do Investimento só acontece passado alguns meses?
A previsão económico - financeira, incluída no plano de negócios, deve prever todos os custos que a empresa irá ter, assim como o nível de investimento e financiamento inicial necessário. O ordenado do empresário (leia-se - sócio-gerente, ou sócio trabalhador na empresa), sendo um encargo, deve igualmente ser incluído no plano de negócios que perspectiva este e as outros encargos.


Perdi imenso tempo a fazer o plano de negócios para solicitar o financiamento bancário que necessitava. Agora que tenho o financiamento aprovado o que devo fazer com o plano de negócios?
Um plano de negócios é essencial no processo de criação de valor, no entanto de nada serve se não for seguido e implementado.

Vou apresentar o meu plano de negócios a um investidor. Gostaria de saber quais os pontos a que ele vai dar mais atenção?
O investidor vai ler com muita atenção o seu plano de negócios, sendo que a sua consistência é fundamental. No entanto será de realçar o perfil do promotor e da equipa, as necessidades de investimento e de financiamento e as projecções económico-financeiras do negócio.

De que forma é que um plano de negócios pode ajudar-me a ter sucesso empresarial?
O plano de negócios ajuda-o ao diminuir os riscos e as incertezas através da qualidade e quantidade de informação. Ao diminuir o risco permite ao empreendedor estar mais preparado para enfrentar os primeiros anos do projecto (e geralmente os mais difíceis), mas também aumenta a probabilidade de obter financiamento e parcerias para o negócio.

Se não precisar de financiadores nem parceiros para o meu negócio, mesmo assim preciso de um plano de negócios?
O plano de negócios é sempre desejável, porque é uma ferramenta de previsão da sua actividade e permite-lhe antecipar cenários.

O meu plano de negócios tem resultados muito negativos, o que devo fazer?
Se o plano de negócios for consistente o projecto terá que ser reformulado.

Não tenho informação suficiente para fazer um bom plano de negócios. O que posso fazer?
Consulte o campo Observatório para acesso a informação de mercado e se necessitar de outra ajuda contacte-nos através do gabinete de apoio.

Que recursos devo alocar para fazer um plano de negócios?
Um dos recursos mais importantes nesta fase é o recurso tempo e a disponibilidade para o fazer.

O que há de errado com a maioria dos planos de negócios?
Existem demasiadas previsões e números, e muito pouca informação. As projecções financeiras para uma nova empresa que se estendem por mais de um ano, são uma fantasia. Um projecto novo enfrenta muitos factos desconhecidos para que possa prever receitas a longo prazo, quanto mais lucros.
In livro - Empreendedorismo e Estratégia - Harvard Business Review

Que informações um bom plano de negócios contém?

Pessoas
Sem a equipa certa, nenhuma das outras partes realmente importa.
O papel das pessoas num plano de negócios consiste em receber um tratamento especial porque, resumindo, é ai que os investidores mais inteligentes concentram a sua atenção. Os autores dos planos de negócios devem lembrar-se dessa advertência ao preparar a sua proposta, devem falar sobre as pessoas ? exaustivamente.

A Oportunidade
Empreendedores e investidores procuram mercados grandes ou de crescimento rápido porque muitas vezes é mais fácil obter uma fatia de um mercado em crescimento do que lutar com concorrentes fortes por uma fatia de um mercado já maduro ou estagnado.

A primeira etapa para empreendedores é garantir que eles estejam a entrar num sector grande e/ou em crescimento e que seja estruturalmente atraente. A segunda etapa é garantir que o plano de negócios descreva rigorosamente como isso acontece.

O contexto
Os empreendedores devem mostrar percepção ampliada do contexto do novo empreendimento e de como ele ajuda ou prejudica a sua proposta especifica. Devem demonstrar que sabem que o contexto do empreendimento irá mudar inevitavelmente e descrever como essas mudanças podem afectar o negócio.

Estes três factores costumam mudar ao longo do tempo quando uma empresa evolui de start-up para empresa em progresso. Portanto, qualquer plano de negócio digno do tempo que leva a ser preparado ou lido precisa concentrar a atenção nos aspectos dinâmicos do processo do empreendedorismo.

Risco e recompensa
É possível transmitir aos investidores em potencial uma noção do tipo e classe do risco e da recompensa que estão a assumir com o novo empreendimento.
In livro - Empreendedorismo e Estratégia - Harvard Business Review

Catorze perguntas pessoais" que todos os planos de negócio devem responder.

1. De onde são os fundadores?
2. Onde estudaram?
3. Onde trabalharam ? e para quem?
4. O que realizaram ? profissional e pessoalmente ? no passado?
5. Qual a sua reputação dentro da comunidade empresarial?
6. Que experiência possuem que seja directamente relevante para a oportunidade que procuram?
7. Que capacidades, habilidades e conhecimento possuem?
8. Até que ponto são realistas a respeito das oportunidades de o empreendimento ter sucesso e das dificuldades que irão enfrentar?
9. Quem precisa de estar na equipa?
10. Estão preparados para recrutar pessoal bem qualificado?
11. Como irão reagir à adversidade?
12. Terão que se envolver para fazer as inevitáveis escolhas difíceis que têm de ser feitas?
13. Até que ponto estarão comprometidos com este novo empreendimento?
14. Quais sãos as motivações?
In livro - Empreendedorismo e Estratégia - Harvard Business Review

Como atrair Pessoas e Recursos?
Para ajudar a atrair pessoas e recursos, a estratégia precisa incorporar a visão que o empreendedor tem quanto ao rumo que a empresa está a tomar, e não onde ela está agora. A estratégia também deve fornecer uma estrutura para tomada de decisões e definições de políticas que levarão a empresa até lá.
Para serem úteis, as declarações de estratégia devem ser concisas e de fácil compreensão por parte de todos os colaboradores, investidores e clientes.
In livro - Empreendedorismo e Estratégia - Harvard Business Review

Como devo posicionar a minha marca no mercado?
A marca da empresa deve ser pensada e estudada para ser o mais atractiva possivel ao público-alvo identificado- Brand Managing- sendo que pode posicionar a sua marca de diversas formas dependendo da estratégia da empresa (se necessário contacte um especialista). Veja aqui o estudo de 2010 das melhoras marcas globais.

 


Guia Plano Negócios - IAPMEI

IAPMEI - Cooperação

Plano Negócios - IAPMEI

Modelo de Plano de Negócios IAPMEI- folha de cálculo

Plano Negócios - Rs4e

Portal da Juventude- Emprego e Empreendedorismo

Glossário Económico-Financeiro do IAPMEI

Plano de Negócios - Beja.Biz

Outros exemplos de planos de negócio para variados sectores de actividade

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