utilizador:
password:
Facebook
Homepage Sobre Nós Próximas Iniciativas Mediacenter Educação para o Empreendedorismo Empowerwoman Links Úteis Contactos
  Stages Kit Applications Barometer Services AIP Networks and Cooperation eDocs The Game!
 
Etapa 1
Etapa 2
Etapa 3
Etapa 4
Etapa 5
Etapa 6
Etapa 7
Etapa 8

Projectar a Ideia

Chegou o momento de projectar a ideia. Neste passo o empreendedor deve reunir e analisar a informação disponível e relevante para fundamentar, contextualizar e posicionar a sua ideia de negócio no mercado.

Em que domínios devo analisar a minha ideia?
Deverá analisar o maior número de vertentes possível, nomeadamente: as vantagens competitivas, a atractividade do mercado, a capacidade financeira que possui, o acesso e o contexto em que o negócio vai estar inserido.

Que ferramentas posso utilizar?
Pode utilizar: estudos de mercado; o plano de marketing; análises sectoriais (Benchmarking); estudos de caso (case studies) no sector em causa e ver as melhores práticas usadas por empresas e ou empresários. Veja as ferramentas utilizadas num pré-plano de negócios.

Tenho tido dificuldades em encontrar um nome para a minha empresa, o que posso fazer?
 O nome da empresa deve construir uma ligação emocional com o cliente.
 No processo de escolha deve ter em conta o produto/serviço que vai fornecer e a mensagem que quer transmitir aos seus clientes.
 Pode encontrar aqui um excelente guia de como proceder à escolha do nome da sua empresa.

É importante a localização da minha empresa?
Sim é muito importante, nomeadamente: pelo âmbito da actividade do negócio e pela visibilidade pretendida; pelos regimes de incentivos que possam existir numa determina região; pelos encargos financeiros e pela disponibilidade de recursos humanos e tecnológicos.

Quero abrir um negócio numa zona específica de Lisboa, no entanto desconheço a densidade populacional da mesma, como posso reunir mais informação estatística?
Consulte as bases de dados que temos disponíveis para si: 
» GEP -  Gabinete Estratégia e Planeamento
» INE - Instituto Nacional de Estatística
»  Pordata Informação muito específica pode não ser encontrada nas estatísticas e exige investigação adicional, feita pelo empresário ou por especialistas na matéria. Por exemplo, para abertura de uma loja numa rua deverá ser sempre considerado o nº de passagens nessa rua e/ou a realização de inquéritos.

Como analiso o enquadramento legal do negócio?
Deve ter muita atenção e entender as suas obrigações legais nesta matéria recorrendo a especialistas em direito, nomeadamente no que diz respeito à necessidade de licenciamento prévio, barreiras fiscais e alfandegárias, direitos de propriedade industrial, entre outros.

Tenho uma ideia nunca antes vista, o que devo fazer?
Deve consultar o INPI e averiguar se esta se encontra registada. Se não se encontrar poderá registá-la aqui.

O registo de uma marca é obrigatório?
"O registo não é obrigatório. Todavia, é altamente aconselhável, dadas as múltiplas vantagens que oferece:

  • Permite valorizar o esforço financeiro e o investimento em capital humano e intelectual utilizado na concepção de novos sinais.
  • Confere um direito exclusivo que permite impedir que terceiros, sem o consentimento do titular do registo, produzam, fabriquem, vendam ou explorem economicamente o sinal protegido.
  • Impede que outros registem sinal igual ou semelhante para produtos ou serviços idênticos ou manifestamente afins.
  • Possibilita ao titular do registo apor nos sinais uma menção de que se encontram protegidos, de modo a dissuadir potenciais infracções (através das expressões "marca registada", "MR" ou ®).
  • Garante a possibilidade de transmitir o registo ou de conceder licenças de exploração a favor de terceiros, a título gratuito ou oneroso."

Esta e outras informações em Marcas e Patentes.

Quanto custa registar ou patentear uma ideia?
O preçário difere consoante a complexidade do que se pretende registar, para tal deverá consultar o organismo oficial. Veja aqui.

Não consigo analisar sozinho a minha ideia de negócio, o que devo fazer?
Deverá recorrer a especialistas nesta matéria. A AIP e os núcleos empresariais regionais podem sugerir-lhe formas, entidades ou pessoas para a sua concretização.

Sempre que falo com alguém sobre a minha ideia é-me dito para procurar parceiros para o negócio, porque devo fazê-lo?
Não é fundamental partilhar o negócio com parceiros, no entanto tal situação diminui o risco do negócio repartindo-o por outros intervenientes co-responsáveis.

Disseram-me que a minha ideia não vale nada mas acredito que não seja assim, o que devo fazer?
Se tal pessoa tiver experiência no sector na qual a ideia se materializa em negócio deverá escutá-la e tentar compreender o seu ponto de vista. No entanto deve ter em atenção que as formas de negócio evoluem muito rapidamente e que só os visionários conseguem ver as novas formas de negócio.

A minha ideia não é nova, já a vi em vários conceitos de negócio em várias cidades mas não existe na minha cidade. O que devo fazer?
Deve analisar se a sua cidade tem pessoas com padrões de consumo que permitam a criação desse negócio. Deve também ter em atenção que grande parte dos negócios trazem somente pequenos focus de inovação ou então só imitam negócios já existentes.

Sou uma pessoa criativa, com ideias, mas ajo por impulso e não gosto de planear nem de projectar ideias. É mesmo necessário seguir todos os passos deste guião para criar a minha empresa?
Não é obrigatório seguir todos os passos mas é desejável porque ajuda o potencial empreendedor a aprofundar e reconhecer situações críticas e de risco no modelo de negócio.

Saiba mais sobre MARCAS no portal do INPI.

Saiba mais sobre PATENTES no portal do INPI.

Saiba mais sobre DESIGN no portal do INPI.

 


Viabilidade das ideias - Universidade Nova Lisboa

Livro de Resolução de Problemas

Stanford University - Videos

Propriedade Industrial - Arbitrar

homepage  |  sobre nós  |  próximas iniciativas  |  mediacenter  |  links úteis  |  contactos  empowerwoman

8 etapas  | Kit Aplicações  |  Barómetro  |  Serviços AIP  |  Redes e Cooperação  |  eDocs  |  o Jogo
 ________________________________________________________________________________________________________________________

Parceiros de Conteúdos
Associação Industrial Portuguesa
 
IAPMEI

Produzido por Iwaytrade 2011 Todos os direitos reservados